Dicas de Viagem

Há regras básicas que devem ser cumpridas antes de uma viagem longa, para chegar bem ao destino e aproveitar 100%. Confira algumas dicas:

• Visite um médico antes da viagem: se o destino da viagem é o exterior, se informe sobre a situação sanitária e climática do país de destino e cheque se será necessário tomar alguma vacina contra doença particular;
•  Durma algumas horas a mais das habituais antes de iniciar a viagem;
•  Vista-se de forma cômoda e adequada ao lugar que vá visitar. Calce sapatos confortáveis para evitar bolhas e incômodos. Deve-se observar costumes locais para nunca levar em viagem vestuário inadequado;

Recomenda-se atenção especial aos itens permitidos para bagagem de mão, devido particularidades entre vôos nacionais e internacionais e até mesmo especificações de algumas companhias aéreas, prevalecendo regra geral dos itens permitidos ou não. Em caso de dúvidas e maiores esclarecimentos, consulte seu consultor de viagem.

 

CUIDADOS COM A BAGAGEM

 

  1. Coloque, na parte externa e interna de valises, bolsas, malas e sacolas, uma etiqueta com nome, endereço e telefone do proprietário, independentemente da identificação colocada pela empresa no momento do check-in. Cuidado para não usar materiais que se despreguem facilmente e não deixe a etiqueta exposta em lugar fácil de ser arrancada, como próxima a fivelas.
  2. Personalize a mala, com adesivos e fitas coloridas. Por mais fora de moda ou extravagante que isso lhe parece, facilitará o reconhecimento da mala.

 

  1. Na hora do check-in, verifique se a funcionária da companhia aérea etiquetou corretamente a sua mala, identificando o destino certo. Da mesma forma, confira os canhotos de recibos de entrega de bagagem. Para cada volume, é necessário um comprovante.

 

  1. Retire as etiquetas com códigos de aeroporto coladas em vôos anteriores. Isso é um dos maiores responsáveis por extravio.
  2. Utilizar o sistema de proteção com plástico também ajuda a diferenciar a mala. Este serviço é oferecido por empresas nos principais aeroportos do mundo.
  3. Ao retirar a bagagem na esteira, verificar se não há outras iguais. Por engano, você pode levar a mala de outra pessoa. Como a lei proíbe que em vôos internacionais seja exigida a apresentação do tíquete de bagagem na saída, o problema é mais comum do que se pensa.
  4. Jamais colocar objetos de valor na mala. Dinheiro, documentos, máquinas e jóias devem ir na bagagem de mão. Bagagem é roupa, sapato e objetos de higiene.
  5. Toda mala deve estar fechada e lacrada. Usar cadeados é fundamental.
  6. Se for necessário fazer conexão e houver tempo suficiente, prefira sempre retirar a bagagem sempre que possível e fazer novo check-in. Na pior das hipóteses, você sempre saberá em que vôo ela desapareceu.
  7. A pontualidade na hora do embarque é importante para evitar afobamentos e conseqüente perda de objetos. Se o passageiro chegar em cima da hora, a companhia poderá não conseguir embarcar sua bagagem no mesmo vôo, provocando atrasos na entrega.

 

 

Documentos

 

Para evitar transtornos em seu embarque, mantenha seus documentos em dia e em um local de fácil acesso.

Viagens no Brasil

O RG (cédula de identidade) original é necessário para viagens aéreas em território brasileiro. Além do RG, o Ministério da Aeronáutica também aceita outros documentos de identificação oficiais equivalentes à cédula de identidade como CREA, OAB, etc.

Viagens para países do Cone Sul

O RG em bom estado é válido para ingresso na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, mas quem quiser comprar no free shop dos aeroportos destes países deverá apresentar o passaporte.  Consulte sobre a data de emissão do RG permitido para embarque.

Viagens para outros países da América do Sul

O passaporte é documento obrigatório para viagens aos países da América do Sul, com exceção da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.  Em viagens para diversos destinos é obrigatória a vacina contra febre amarela, administrada pelo menos dez dias antes do embarque, confirme quais esses destinos com os nossos consultores.

 

Embaixadas

 

http://www.consulados.com.br/paises/